Produzido através de uma parceria entre o Músicas do Espinhaço e o Instituto Estrada Real o CD Room “O Caminho Diamante” é obra dedicada ao antigo caminho colonial que ligava Ouro Preto a Diamantina. Ao todo são mais de 300 fotos e diversos textos que destacam personagens, fauna, flora, vegetação, vilarejos, paisagens, e principalmente os trechos da estrada e as cidades por onde ela passa. As canções “O Caminho Diamante” e “Estórias de Velho” foram escritas e gravadas especialmente para o projeto e permeiam a “viagem” do leitor pelo caminho. Este projeto foi dedicado ao turismólogo Roney Flávio e ao músico cubano Julio Hernandez que participou das gravações e faleceu alguns meses antes da finalização do projeto.
1 - O Caminho Diamante parte I
2 - O Caminho Diamante parte II
3 - O Caminho Diamante parte III
4 - O Caminho Diamante parte Iv
5 - Estórias de Velho
Música “O Caminho Diamante”. Composição e arranjos: Bernardo. Interpretação:
Anderson de Oliveira – Violoncello, André Jaued – Percussões, Bernardo – Violões, Flautas, Percussões e Canto, Julio Cubano - Flautas, Rafa Furst – Percussões e Citações Naturalistas, Erwin Puhler – Citações Naturalistas. Gravado por Perón Rarez no Estúdio Serrassônica, Belo Horizonte, dezembro de 2006.
Mixado por André Jaued, Bernardo, Perón Rarez, Ronaldo Gino e Thiago Peixoto no Estúdio Serrasônica, Belo Horizonte, dezembro de 2006. Masterizado por Carlos Freitas no Estúdio Classic Master em São Paulo.